Bird Discovery

logo birdisovery

Mutação - Cara Branca

  • Principais Características

As calopsitas da mutação Cara branca tem como principal característica a inibição da psitacina que é o pigmento responsável por manifestar as cores amarela, laranja e vermelha nos psitacídeos, portanto uma calopsita cara branca irá apresentar a cor branca onde seria amarelo numa calopsita comum, e a mancha laranja na bochecha some por completo.

Então basicamente a ave irá apresentar as cores branca, marrom e cinza e suas variações como o prata, bronze e etc.      

calopsita cinza macho
Macho Cinza
calopsita cinza cara branca macho
Macho Cinza Cara Branca

Assim que o filhote nasce, já podemos notar essa diferença na coloração das penugens, elas já serão brancas ao invés de amarelas.

filhotes calopsita luto e canela
Penugem Amarela - "Cara Amarela"
filhote calopsita ino e normal cinza
Penugem Branca - Cara Branca

A calopsita mutação Cara Branca apresenta dimorfismo sexual, os machos vão apresentar o rosto branco após as primeiras trocas de penas e as fêmeas continuarão com o rosto escuro, exceto para a mutação arlequim onde essa mancha branca no rosto não se manifesta devido a característica dessa mutação de distribuir aleatoriamente a pigmentação na ave.

calopsita cinza cara branca macho
Macho Cinza Cara Branca
calopsita cinza cara branca femea
Fêmea Cinza Cara Branca

Cara Branca é uma mutação recessiva, ou seja, para obter filhotes Cara Branca é necessário que tanto o pai quanto a mãe possuam o gene, para isso eles tem que ser da mutação Cara Branca ou pelo menos portadores da mutação.

É a mutação Cara Branca que possibilitou o surgimento da calopsita “Albina” que na verdade não é albina e sim a combinação de duas mutações que geram uma calopsita branca de olhos vermelhos, vamos descrever melhor no tópico Cara Branca Lutino.      

  • Variações

Seguem abaixo as variações mais comnus das calopsitas mutação Cara Branca

  • Cara Branca Canela

É uma mutação originada da combinação do Cara Branca com o Canela, além da falta da pigmentação amarela e laranja causada pela mutação Cara Branca a ave apresenta uma coloração num tom marrom puxado para o Canela ao invés do cinza, essa mutação apresenta dimorfismo sexual, os machos ficam com o rosto branco após a primeira muda de penas.

calopsita Macho Canela Cara Branca
Macho Canela Cara Branca
calopsita Fêmea Canela Cara Branca
Fêmea Canela Cara Branca
  • Cara Branca Canela Pérola

É originada da combinação da calopsita mutação Cara Branca com o Canela e o Pérola, além das características da ave Cara Branca Canela do tópico anterior a ave apresenta pintas brancas nas penas que caracterizam a mutação pérola, essa mutação apresenta dimorfismo sexual, os machos ficam com o rosto branco após a primeira muda de penas.

calopsita cara branca canela pérola macho
Macho Cara Branca Canela Pérola
calopsita cara branca canela pérola femea
Fêmea Cara Branca Canela Pérola
  • Cara Branca Pérola

É a combinação do Cara Branca com o Pérola, além da falta da pigmentação amarela e laranja causada pela mutação Cara Branca, a ave apresenta pintas brancas nas penas que caracterizam a mutação pérola, essa mutação apresenta dimorfismo sexual, os machos ficam com o rosto branco após a primeira muda de penas.

calopsita cara branca pérola macho
Macho Cara Branca Pérola
calopsita cara branca pérola femea
Fêmea Cara Branca Pérola
  • Cara Branca Arlequim

É a junção do Cara Branca com o Arlequim, além da falta da pigmentação amarela e laranja causada pela mutação Cara Branca, a ave apresenta um padrão “malhado” com parte do corpo cinza e parte branco, a proporção de branco e cinza varia de ave para ave.

Esta mutação não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, diferenças visíveis entre machos e fêmeas, devido a mutação arlequim distribuir aleatoriamente a melanina na plumagem, a cor do rosto dos machos não se altera após a primeira mudas de penas.

calopsita mutação arlequim cara branca
calopsita mutação arlequim
  • Cara Branca Arlequim Pérola

Originada da combinação do Cara Branca com o Arlequim e o Pérola, além das características da ave Cara Branca Arlequim do tópico anterior a ave apresenta pintas brancas que caracterizam a mutação pérola em suas penas, esta mutação também não apresenta dimorfismo sexual por conta da mutação arlequim.

A combinação do Pérola com o Arlequim ajuda a reter melhor o perolado nos machos, já que a mutação Arlequim reduz a quantidade de melanina na plumagem retardando a sobreposição das cores escuras nas cores claras nos perolados das penas.

calopsita cara branca arlequim pérola
Cara Branca Arlequim Pérola
  • Cara Branca Arlequim Canela

É a combinação do Cara Branca com o Arlequim e o Canela, além de apresentar a cor de fundo branca (Cara Branca) e o corpo malhado (Arlequim), a ave apresenta a cor marrom puxada para um tom Canela ao invés do cinza.

Esta mutação também não apresenta dimorfismo sexual por conta da mutação arlequim.

calopsita cara branca arlequim canela
Cara Branca Arlequim Canela
  • Cara Branca Arlequim Canela Pérola

É uma combinação de quatro mutações,  Cara Branca, Arlequim, Canela e o Pérola, além das características da ave Cara Branca Arlequim Canela do tópico anterior a ave apresenta pintas brancas que caracterizam a mutação pérola em suas penas, esta mutação também não apresenta dimorfismo sexual.

Conforme explicado no tópico Cara Branca Arlequim Pérola, a combinação Arlequim Pérola também ajuda a reter melhor o perolado nos machos.

calopsita cara branca arlequim canela pérola
Cara Branca Arlequim Canela Pérola
  • Variações de Cara Branca Lutino

Daqui em diante vamos falar sobre as diversas variações da combinação Cara Branca com Lutino, visualmente serão todos parecidos, mas apresentam suas diferenças genéticas, é legal saber dessas variações principalmente na hora de tentar identificar o sexo dos filhotes através das mutações dos pais “auto-sexagem”, não sabendo exatamente a variação de Cara Branca Lutino que você tem, é possível se equivocar com os resultados e ter problemas com seus clientes ao fazer uma venda.

Todas as variações de Cara Branca Lutino não apresentam dimorfismo sexual, que é a possibilidade de identificar o sexo da ave visualmente.

  • Cara Branca Lutino

É a combinação da mutação Lutino com a Cara Branca, o Lutino inibe a produção de melanina (responsável pelas cores cinza, marrom e preto na ave), deixando ela amarela com a mancha laranja na bochecha, que combinada com a mutação Cara Branca, que inibe a psitacina (responsável pelo amarelo laranja e vermelho), acaba deixando a ave toda branca, esta mutação não apresenta dimorfismo sexual.

calopsita Lutino
Lutino
calopsita cara branca lutino
Lutino Cara Branca "Albino"
  • Cara Branca Lutino Canela

É a combinação do Cara Branca com Lutino e Canela, além da falta da pigmentação amarela e laranja causada pela mutação Cara Branca a ave pode apresentar uma infiltração sutil do tom Canela na plumagem, principalmente nas asas e cauda, na imagem abaixo temos um Cara Branca Lutino ao Lado de um Cara Branca Lutino Canela para facilitar a visualização do Canela sutil que se manifesta.

calopsita cara branca lutino
Cara Branca Lutino
calopsita cara branca arlequim canela lutino
Cara Branca Lutino Canela

Cara Branca Lutino Pérola

É a combinação do Cara Branca com Lutino e o Pérola, nesse caso a mutação Cara Branca dificulta muito a identificação do perolado nas penas, quando a ave é  uma Lutino  Pérola conseguimos perceber o perolado através do contraste das penas amarelas com as brancas, já na ave toda branca fica difícil identificar, a menos que tenha uma infiltração de Canela, como explicaremos no próximo tópico. 

Portanto essa ave será igual a Cara Branca Lutina visualmente.

calopsita cara branca lutino
Cara Branca Lutino Pérola
  • Cara Branca Lutino Pérola Canela

É a combinação do Cara Branca com Lutino, Pérola e Canela, diferentemente da calopsita Cara Branca Lutino Pérola, nesse caso, o Canela nos ajuda a identificar o Pérola na ave, através do contraste do branco com o canela, tentamos fazer as imagens mais fiéis possíveis para demonstrar a diferença entre essas duas combinações de mutações.

calopsita cara branca lutino
Cara Branca Lutino Pérola
calopsita cara branca arlequim canela lutino pérola
Cara Branca Lutino Pérola Canela
  • Cara Branca Lutino Arlequim

É uma mutação originada da combinação do Cara Branca, Lutino e do Arlequim, a identificação dessa ave é mais complicada, pois como a ave é toda branca o padrão malhado do arlequim não será notado, só poderemos confirmar essa mutação através dos resultados obtidos da reprodução dessa ave, por exemplo:

Se uma fêmea Cara Branca Lutina for cruzada com um macho Cinza e tivermos filhotes Arlequins, saberemos que o macho é um portador de Arlequim e a fêmea é uma Cara Branca Lutina Arlequim ou no mínimo uma portadora de arlequim, já que é necessário tanto o pai quanto mãe terem o gene recessivo arlequim para que nasçam filhotes arlequins.

Essa variação de Cara Branca Lutino é menos propensa a calvície por conta do gene arlequim que ajuda no “preenchimento” das penas na área posterior da cabeça.

calopsita cara branca lutino
Cara Branca Lutino Arlequim
  • Cara Branca Lutino Arlequim Canela

É uma mutação originada da combinação do Cara Branca, Lutino, Arlequim e  Canela, assim como a mutação do tópico anterior nessa mutação também é difícil identificar o arlequim na ave, mesmo tendo o Canela que pode ajudar a identificar o malhado na ave, normalmente essa infiltração do canela é muito sutil.

 E a mutação arlequim ainda ajuda a “esconder” o Canela que aparecerá na ave, por conta da sua característica que diminui a quantidade de melanina na plumagem.

A ave poderá se apresentar provavelmente como nas duas figuras abaixo, dependendo da quantidade de melanina que a mutação Arlequim vai permitir se manifestar.

calopsita cara branca lutino
Cara Branca Lutino Arlequim
calopsita cara branca arlequim canela lutino
Cara Branca Lutino Arlequim Canela
  • Cara Branca Lutino Pérola Arlequim

É uma mutação originada da combinação do Cara Branca, Lutino, Pérola e Arlequim, assim como a mutação Cara Branca Lutino Pérola descrita anteriormente o Pérola fica imperceptível por não haver outra cor para dar contraste, a mesma coisa vai acontecer com o Arlequim, então essa ave irá ser praticamente igual a uma calopsita da mutação Cara Branca Lutina, já que o Pérola e Arlequim serão imperceptíveis, só saberemos que a ave carrega essas mutações através de seus filhotes.

calopsita cara branca lutino
Cara Branca Lutino Pérola Arlequim
  • Cara Branca Lutino Pérola Canela Arlequim

É a combinação do Cara Branca, Lutino, Pérola Canela e Arlequim, graças ao contraste do Canela com o branco da ave, se torna possível perceber o pérola em alguns casos, onde o Arlequim não “esconda” muito o Canela, já o Arlequim é mais difícil notar conforme explicado no tópico da mutação Cara Branca Lutino Canela Arlequim.

A ave poderá se apresentar provavelmente como nas três figuras abaixo, dependendo da quantidade de melanina que a mutação Arlequim vai permitir se manifestar.

calopsita cara branca lutino
Sem manifestação do Canela
calopsita cara branca arlequim canela lutino
Com manifestação do Canela
calopsita cara branca arlequim canela lutino pérola
Com manifestação do Canela e Pérola

Utilize nossa calculadora genética e simule o resultado do cruzamento dos seus casais.